Resenha: A Seleção - Kiera Cass

ISBN: 9788565765015
T
ítulo: A Seleção #01
Gênero: Distopia
Páginas:
368
Autora: Kiera Cass
Editora:
Seguinte
Pontuação:
♥ ♥ ♥ ♥
() Favoritado!

Sinopse: "Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China, e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças entre dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar."

America Singer nunca pensou o quanto a divisão de castas podia ser injusta, mas quando se apaixona por Aspen, um jovem trabalhador da Seis, ela sabe que será preciso muito mais que amor para que o relacionamento deles vá além de encontros casuais na casa da árvore e um beijo roubado. Além da difícil tarefa de manter em segredo o seu namoro, ela ainda tinha que lidar com a sua mãe. America não entendia porque entre cinco filhos ela era a que mais recebia cobranças, porém, o que já era complicado fica pior, pois ao receber a carta que a convidava a participar da Seleção, um processo que iria escolher a futura esposa do príncipe Maxon, a sua mãe passa a lhe infernizar. Certa de que não teria nenhuma chance naquele concurso, após muitos apelos, ela cede e faz a sua inscrição e qual foi a sua surpresa quando dias depois o seu nome é anunciado como uma das Selecionadas. Se antes o seu mundo se resumia a música e a Aspen, agora ela terá que enfrentar a cruel realidade de uma disputa não só pelo coração do príncipe, como também, pela coroa. 
“Um sorriso tranquilo nasceu no meu rosto e no dele. Nossa amizade se é que podíamos chamar assim era estranha e cheia de furos, mas pelo menos era honesta.”

Maxon sentia todos os dias o peso que o seu título de príncipe trazia. As pessoas certamente o julgavam mal e achavam que a sua vida era fácil e que ele não tinha que se esforçar para ocupar o seu papel na realeza. Entretanto, com todos os seus passos projetados pela figura autoritária do pai, pouco restava de liberdade para que ele fizesse suas próprias escolhas. A Seleção era a sua única chance de encontrar alguém com que pudesse ter um relacionamento verdadeiro, pelo menos ele não seria obrigado a casar para fazer uma aliança política como muitos herdeiros de tronos pelo mundo tiveram que fazer. Por isso, sua atenção estava totalmente para o concurso, ele não poderia perder a chance de encontrar alguém que pudesse tornar a sua vida, de futuro rei, mais significativa. Quando conhece as 35 garotas que disputariam a sua atenção, sua rotina torna-se cheia e conturbada. São tantas mulheres querendo lhe impressionar que, por vezes, ele não consegue identificar as verdadeiras intenções de cada uma delas, porém, ao conhecer America ele finalmente tem um sopro de sinceridade.

“Estou aqui. E não estou lutando. Meu plano é aproveitar a comida até você me chutar.”

A Seleção é o primeiro livro da série que leva o mesmo nome e foi escrito por Kiera Cass, publicado no Brasil em meados de 2012, quando os livros distópicos estavam no auge. Logo, a história conquistou milhares de leitores por trazer um cenário político permeado por um romance.

Demorei a permitir que a minha curiosidade influenciasse nessa leitura. Os elogios que li foram tantos e a onda de leitores empolgados foi tão grande que optei por esperar um pouco para que eu pudesse conferir qual o encanto que se escondia por trás das palavras da Kiera. E foi no ano passado que finalmente escolhi para ler a série e eu adorei o que encontrei! Escrito de maneira simples, mas com muita fluidez, a construção dos personagens é de longe o ponto mais forte de toda a série.

“Tomei coragem para enfrentar o que estava por vir. Eu me fiz de forte. Enfrentaria o que surgisse. Quanto ao que tinha ficado para trás, decidi que era melhor assim: deixar para trás.”

Tendo como protagonista America, uma garota que, apesar de todo o talento, vive em condições difíceis em decorrência do sistema de castas implementado em Iléa, somos levados a vivenciar uma verdadeira avalanche de sentimentos e situações. Forte e corajosa, pode-se perceber que ela tenta com todas as suas forças superar as dificuldades que lhes são apresentadas. Sendo o primeiro livro da série, é natural que boa parte dele seja dedicado a esmiuçar a sua vida antes e depois da seleção. Particularmente, achei que ela teria mais dificuldades em enfrentar a sua nova realidade, mas apesar do choque inicial e de momentos em que se sentia triste e sozinha, achei que ela encarou a situação de uma maneira encantadora. Ainda mais se levarmos em consideração o seu coração partido e a rivalidade latente entre as candidatas a ficar com o príncipe.

“Nunca precisei de muito para ser feliz.”

Como um todo, esse é o típico livro que me faria virar a noite facilmente. Ele tem todos os elementos que eu gosto em uma história distópica, apesar de pender um pouco mais para o romance, Kiera Cass soube criar um cenário harmonioso. E se você, assim como eu, nutre algum tipo de dúvidas com relação ao livro por ele ter figurado tanto tempo na lista de best-sellers, não tema a leitura de A Seleção, pois apesar de ter contornos despretensiosos há mensagens subliminares muito bacanas para serem refletidas. Recomendo!

Próximo livro da série:


2 comentários :

  1. Olá!
    Lembro de todo mundo falando super bem desse livro e eu nem aí. Li ele recentemente e apaixonei! Virou um dos meus favoritos também.
    Não resisti e acabei devorando os outros.
    Essa semana eu terminei "A Herdeira".
    Você vai ficar louca em "A Elite"!!

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei esse livro quando eu ligo eu fiquei super animada pro resto da série. Eu acho que A Elite ainda nem tinha lançado daqui quando eu li esse livro agora não lembro. De qualquer jeito esse pra mim foi o melhor da séria ela vai detenhorando ao decorrer dos livros. Infelizmente foi uma série que eu não consegui terminar porque a herdeira que é meio que um spin off, mas ainda faz parte da sérié, não é legal. Eu fico muito feliz que você tenha gostado do livro. Leia até a escolha que vale a pena e se você gostar bastante leia a herdeira porque é capaz de você gostar diferente de mim

    ResponderExcluir