Resenha: Gaian (O Reinício) - Cláudio Almeida

Título: Gaian – O Reinício (A Saga do Infinito #01)
Autor: Cláudio Almeida
Nº de Páginas: 336
Editora: Novo Século – Talentos da Literatura Brasileira (selo editorial)
Pontuação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
() Favoritado!
*Livro cedido pelo autor para resenha.

Sinopse: “Gaian, o reinício” é uma fantasia épica e narrará os últimos acontecimentos da Sétima Era daquele mundo que revelaram o nascimento de uma guerra, a queda do grandioso Reino do Norte e o reaparecimento dos guerreiros sagrados, um grupo destinado a combater o mal que trará, a cada povo de Gaian, desespero, dor, pavor e morte e deseja acima de tudo a destruição. Quais escolhas devem ser feitas? O que importará mais? A força ou a sabedoria? Quais serão os caminhos dos guerreiros sagrados diante dos desafios? Haverá ainda espaço nas almas para a esperança?
Seja bem-vindo a Gaian. Um livro sobre perda, poder, pureza, vingança, aprendizado, medo e sobretudo crescimento. Um livro onde o passado, o presente e o futuro se encontrarão para formar o destino. 

A trama se inicia com uma grande guerra, visto que de um lado estão os guerreiros do Norte, liderados pela paladina Erion e Arffek, contra Thane e seus seguidores. 

Essa batalha acontece no grande Salão de Eldor, que fica no Reino do Norte em Gaian. A grande guerreira Erion se depara sendo totalmente dominada por um exército formado de lobisomens comandados por Thane que, assim como seus outros dois irmãos, visam o poder total sobre todas as vidas na terra. Porém, antes de perder a batalha, ela conscientemente auxilia na fuga de outros paladinos, além de seu marido Arffeck. Entretanto, todos esses acontecimentos ocorrem durante o prólogo do livro que é recheado de muita ação.



No primeiro capítulo do livro somos apresentados a Arinon (uma das cidades fundadas por moradores do Reino do Norte), a qual tudo parece ir bem, a colheita está produtiva, todos estão alegres e pacíficos, mas tudo corre perigo, porque há uma grande ameaça de guerra por vir. Passamos então a conhecer Ehlen, que é o líder de Arinon, que convoca os conselheiros para uma reunião para avisá-los do fato que está por vir e assim traçar estratégias buscando evitar maiores tragédias.

“Um dos resultados naturais da evolução é saber avaliar a dificuldade”

Contudo, mal sabem eles que o reino do Norte já fora assolado e que agora a ameaça está vindo em direção a Arinon. Eis que temos um mensageiro,  vindo a frente dos guerreiros para alertar e ajudar a população de Arinon.

“- A honra, quando usada apenas para justificar atitudes, é um símbolo enaltecido pelo vazio.”

Esse mensageiro é Arffek (grande guerreiro sagrado e poderoso) que sobreviveu ao ataque no reino do Norte. Agora, tem ele a missão de avisar o povo de Arinon sobre o que está por vir e também reunir outros guerreiros sagrados para assim batalharem na Terceira Grande Guerra de Gaian que está mais próxima do que pensavam.

Gaian, é um livro de fantasia maravilhoso e muito surpreendente. É um belíssimo RPG que nos leva a uma fantástica e incrível aventura. Os personagens (destaque para os guerreiros Arffek, Erion e Brisrar), as batalhas e as magias são muito bem descritas, sendo em latim muitos dos feitiços. No final do livro há um apêndice com uma tabela com cada magia e seu significado, além de explicações de lugares e personagens que aparecem durante a trama. Se você não tem paciência para muitos detalhes, terá de se acostumar, pois tudo no livro é muito bem explicado.


“Posso ver a tempestade no horizonte e sentir toda sua força. Ouço ruídos estrondosos no céu. É a vida lutando contra a morte. São aqueles que combatem os terríveis – implacáveis e cruéis – que os desafiam com raios e tormentas. Eis nobres guerreiros – livres e heróis – que carregam o ideal e a força em seus corações.”.

Um dos principais pontos positivos do livro é o modo como o autor escreve o enredo dessa história. Cláudio Almeida, além de se aventurar em histórias de batalhas e magias, também escreve poesia, e aí esta algo que fez de sua história, algo  extremamente criativo, encantador. Gostei bastante das cenas de batalhas, pois pude me ver no meio das lutas. Amei demais a leitura e já quero o próximo livro da saga.

"Essencialmente, somos nós quem decidimos quem vamos nos tornar"

Outro fator que me agradou, foram as ilustrações a cada capítulo que retratam partes da história que serão contadas, um trabalho muito bem-feito que não se tem muito costume encontrar em obras nacionais. Enfim, Gaian – O Reinício. é um excelente livro do gênero, além de ser, ao mesmo tempo, clássico e inovador. Recomendo a leitura para leitores que gostam do gênero fantasia! 



Autor da resenha: Luan Henrique de Almeida

10 comentários :

  1. Oii Luan,
    Não conhecia esse livro, mas já fiquei super interessada, ultimamente eu tenho lido muitos livros sobre guerras, seculos passados, Reinos e reis, e estou totalmente viciada... A premissa desse livro é muito boa, vou adiciona-lo na minha quase nada "humilde" lista...
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leisi, recomendo bastante a leitura. Eu também estou na vibe de livros desse gênero. Já quero ler o próximo livro! Quando puder leia e depois quero saber se gostou, beijos. ;D

      Excluir
  2. Oi Luan, eu não conhecia o livro, mas achei a premissa bem interessante, especialmente porque gosto bastante desse gênero fantasia Legal saber sobre as ilustrações em cada capítulo, acredito que compreendem bem o enredo. Vou conferir mais sobre o autor também, que eu não conhecia.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As ilustrações durante o livro ajudam bastante na compreensão do lugar e dos personagens. É uma surpreendente fantasia, escrita de forma poética (não tem como se envolver com o enredo). Espero que goste da leitura, beijos!

      Excluir
  3. Luan, muito obrigado pela incrível resenha. Grande abraço. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço a você pela confiança e por ter escrito essa maravilhosa obra. Desejo muito sucesso a você e já quero o próximo, Abraço. :)

      Excluir
  4. Olá! O livro parece ser muito interessante. Sou apaixonada por fantasias, então é sempre ótimo encontrar comentários positivos sobre novas indicações. *-* Adorei saber sobre como o autor criou a trama e fiquei curiosa para descobrir como os personagens se unirão para enfrentar todos os perigos. A capa é linda e eu amei o fato de o livro possuir ilustrações nos capítulos, pois eles sempre ajudam o leitor a aprofundar-se ainda mais no enredo. Ótima resenha, obrigada pela dica de leitura.

    Beijos,
    Fernanda Goulart.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os personagens e toda a trama é muito bem desenvolvida, definitivamente você irá se apaixonar por esse livro e torcer pelos personagens durante todo o livro. Depois me conta o que achou, beijos! ;)

      Excluir
  5. Oi, não conhecia o livro ou o autor, mas a premissa é bem interessante e como amo fantasias, é mais um livro que vai para minha lista de desejados. Amei a resenha e como expôs os fatos, instigando a nossa curiosidade. A capa é linda e por saber que o livro tem ilustração só me atraiu mais, pois assim dá para visualizar melhor o cenário.
    Ótima dica.
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, adicione mesmo que você não irá se arrepender.
      Muito obrigado pelos elogios, a capa é demais (define bem o conceito do livro), beijos.

      Excluir