Resenha: Fazendo meu Filme 1 (A Estréia de Fani)- Paula Pimenta

Título: Fazendo meu filme 1 – A estréia de Fani
Autor: Paula Pimenta
Editora: Gutenberg
ISBN: 9788589239844
Categoria: Literatura Nacional/Romance/Chick-Lit
Páginas: 336
Pontuação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
() Favoritado!

Sinopse: Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. “Fazendo meu filme” nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades.



Estefânia Castelino Belluz, ou como ela prefere ser chamada Fani, é uma típica adolescente mineira, apaixonada por cinema. Tem dezesseis anos, cursa o segundo ano do Ensino Médio e nutre uma paixão platônica por Marquinho, seu professor de biologia. É uma garota extremamente responsável, tímida e que valoriza suas amizades. Ao contrário de sua amiga Nathália, Fani não gosta muito de baladas. 

“Ufa. Prefiro sinceramente ficar no meu quarto, meu castelinho encantado, com meus livros, DVDs, computador...”.

Sua melhor amiga é a Gabi. Juntas elas compartilham as descobertas e confusões típicas da adolescência: paixões, amores, medos, desejos, inseguranças e sonhos. Seu melhor amigo é o Leo, um garoto de sua sala que é completamente apaixonado por ela, porém, a Fani não percebe. No decorrer da história ela descobre o quanto estava enganada com sua ilusão e constata que seu verdadeiro amor estava bem na sua frente e ela nem notou. 



“O que eu ia falar do Leo (...)? Resolvi escrever uma frase do livro O Pequeno Príncipe (...). Você se torna eternamente responsável por aquilo que cativa... e, achando pouco, completei com: Espero que você não encha o saco de ter que ser eternamente responsável por mim!”.

Para satisfazer a vontade da mãe, Fani faz uma prova para um intercâmbio na Inglaterra, acreditando que não irá passar. Para sua surpresa ela é aprovada em primeiro lugar e se vê diante de uma decisão fundamental que terá que tomar, pois tudo muda quando surge essa oportunidade de ela fazer um intercâmbio de um ano no exterior. Seus pais acham essa oportunidade maravilhosa, mas ela fica na dúvida: como largar toda a sua rotina no Brasil? Será que ela conseguiria? 

A primeira coisa que eu tenho que falar sobre Fazendo meu filme é: ele é um livro escrito para adolescentes. Isso não significa, de forma alguma, que só adolescentes possam ler. Mas é claro que isso pode incomodar alguns leitores mais velhos. Bom, eu já passei dessa época e li esse livro com uma grande nostalgia. Em diversos momentos eu comecei a me lembrar das minhas próprias experiências. Quem nunca leu horóscopo na revista ou jornal (mesmo não acreditando) para saber se você e o seu interesse amoroso combinam? E eu tenho que confessar que já fiz. Mas, exatamente por tentar se aproximar dessa faixa etária, a linguagem que Paula Pimenta usa no livro é extremamente simples e coloquial. Parece que Fani está do nosso lado contando o que está acontecendo. 

Eu adorei que tem trechos de filmes antes de cada capítulo (tem trechos de Moulin Rouge, O Diário da princesa, Mágico de Oz e entre outros filmes) e que isso combina muito com a Fani. Eu adorei também como as músicas foram usadas no livro (e esses dois temas aproximam muito o leitor da história). 

“Sempre achei que os melhores filmes são aqueles que terminam e deixar no ar os futuros acontecimentos, para que possamos inventar por nós mesmos a continuação. Minha vida é assim. Não sei como serão meus próximos capítulos, mas posso imaginá-los e tentar vivê-los o mais fielmente possível ao roteiro que eu mesma vou criar.”



Fazendo meu filme traz uma história singela e pura, contando a vida diária de uma típica adolescente brasileira. Deve ser por isso que fico cada vez mais apaixonado pelos romances nacionais, por ser tão fácil de nos identificarmos naquelas palavras, nos personagens, na realidade da nossa própria vida. Consegui me ver completamente naqueles jovens, lembrei o meu período de adolescente, do colégio, das preocupações que ocupavam a mente, dos anseios típicos da adolescência, dos grupos de amizades, das festas de escola, dos inúmeros bilhetinhos trocados em sala de aula, das paixões platônicas, das paixões reais. Enfim, a Paula Pimenta trouxe tudo isso com maestria, numa linguagem simples e cotidiana, com um enredo fluido e totalmente envolvente, nos apresentando personagens carismáticos e verossímeis a ponto de nos dar vontade de voltar no tempo e reviver tudo aquilo. Bate uma saudade enorme e um sentimento de nostalgia. A cada página, era como se eu estivesse relembrando o filme da minha própria vida. 

Apesar de ser um livro bem juvenil, "Fazendo meu Filme" é capaz de conquistar qualquer idade. A escrita da Paula é tão espontânea e natural que parece que estamos realmente vendo um filme em nossas mentes. Apesar de uma história divertida, bem-humorada e cativante, não há grandes acontecimentos nesse primeiro livro. Ele é mais como uma introdução da vida da Fani. Mas o final deixa aquela vontade louca de começar logo a continuação e acompanhar mais a sua história e como ela vai se virar na nova vida durante seu intercâmbio. Com certeza, vem muita coisa legal pela frente. Estou muito animado para continuar a leitura dessa série que me conquistou. Recomendo bastante a leitura!


Autor (a) da resenha: Luan Henrique Almeida

2 comentários :

  1. muito fofa mesmo essa história só li o primeiro preciso dar sequência na série...Paula Pimenta conseguiu criar um livro que não deixa nada a desejar com relação as obras mais famosas da nossa época.
    http://theluckstar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, concordo com você. O livro me cativou, mal posso esperar para ler a continuação. Estou seguindo seu blog se puder retribuir ficarei muito agradecido, amei o seu blog! <3

      Excluir